Programa de Pós-graduação em Geografia
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 17/02/2025 - 13:49
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Uberlândia foi criado no ano de 1997. O curso de Mestrado em Geografia foi autorizado pela Resolução Nº02/97, de 25/04/1997, do Conselho Universitário da UFU e recomendado pelo grupo técnico consultivo da CAPES em 12/11/1997. O curso de Doutorado foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFU em 26/07/2002 (Resolução N⁰06/2002) e recomendado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em março de 2003.
Nesse período o PPGEO vem contribuindo de forma intensa para o progresso da Geografia brasileira, com o reconhecimento da comunidade científica nacional e internacional e órgãos de fomento pela sua produção e relevância.
O PPGEO já recebeu diversas premiações de dissertações defendidas em eventos anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia - ANPEGE.
Atualmente, o Programa está classificado com o conceito 5 da CAPES.
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi criada em 14 de agosto de 1969 e federalizada em 24 de maio de 1978. Sua estrutura universitária está organizada em unidades acadêmicas compostas de faculdades e institutos, dentre os quais, faz parte o Instituto de Geografia. Na década de 1980, a ênfase da UFU estava pautada nas atividades de ensino na graduação. No decorrer dessa década e início dos anos de 1990, as políticas de qualificação do corpo docente voltadas ao mestrado e doutorado propiciaram as bases necessárias para a implantação da pós-graduação stricto sensu, o que ocorreu, no final da década de 1990.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFU foi implantado em 1997, com o curso de Mestrado em Geografia, autorizado pela Resolução nº 02/97 de 25/04/1997 do Conselho Universitário da UFU e recomendado pelo grupo técnico consultivo da CAPES, em 12/11/1997. A primeira turma iniciou em março de 1998 e até o final de 2002 funcionou com a Área de Concentração denominada “Planejamento Sócio-Espacial” com três Linhas de Pesquisas, a saber: 1) Análise, Planejamento e Gestão Ambiental; 2) Cidade e Campo - Relações Políticas e Sócio-espaciais e 3) Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.
O Curso de Doutorado foi aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia em 26 de julho de 2002 (Resolução No. 06/2002 - CONSUN), e recomendado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em março de 2003 (Of. CTC/ Nº. 75/2003 de 24 de março de 2003) e a primeira turma ingressou em agosto de 2003. A partir de então, o Programa passou a ter a Área de Concentração “Geografia e Gestão do Território”, possuindo 3 três Linhas de Pesquisa: I – Análise, Planejamento e Gestão Ambiental; II – Análise, Planejamento e Gestão dos Espaços Urbano e Rural e III – Ensino, Métodos e Técnicas em Geografia.
No ano de 2007, foi elaborada a proposta de reforma curricular aprovada pelos Colegiado do Programa, Conselho do Instituto de Geografia e Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade (aprovação em janeiro de 2008). Nessa reforma realizou-se apenas pequenos ajustes no quadro de disciplinas, com a reformulação de algumas e a criação de outras.
No ano de 2015, o Colegiado passou a realizar uma ampla revisão para reformulação do Regulamento, envolvendo discussões com o corpo docente credenciado no Programa entre os anos 2016 e 2017. A Resolução SEI-UFU nº. 05 de 2018 do Conselho de Pesquisa e Pós graduação da UFU aprovou o novo Regulamento do Programa de Pós-graduação do Instituto de Geografia, que estruturou o PPGEO em uma área de concentração intitulada “Dinâmicas Territoriais e Estudos Ambientais” e em três Linhas de Pesquisa, que comportam docentes, disciplinas e atividades específicas, a saber: I – Dinâmicas Territoriais; II – Estudos Ambientais e Geotecnologias e III – Educação Geográfica e Representações Sociais.
Ressalta-se que desde 2018, atendendo à resolução nº 06/2017, do Conselho de Pesquisa e PósGraduação da UFU, o Programa de Pós-Graduação em Geografia vem implementando políticas afirmativas, reservando 20% das vagas a pretos, pardos e indígenas nos processos seletivos para ingresso.
Entre 1998 e 2020 foram defendidas 504 dissertações de mestrado e 205 teses de doutorado e podemos afirmar que ao completar 23 anos, em 2020, observa-se o reconhecimento nacional do PPGEO-UFU o seu destaque entre os cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia.
Premiações para teses e dissertações:
Ao longo dos anos, cinco trabalhos defendidos no PPGEO-UFU foram agraciados com os mais importantes prêmios, sendo reconhecimentos tanto no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia (Prêmio UFU de Teses e Dissertações), quanto do país - Prêmio Capes de Teses e Prêmios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia – Anpege, revelando a qualidade da pesquisa e da produção geográfica elaboradas no Programa.
Logo dentre os trabalhos da segunda turma do mestrado, a dissertação de Luís Augusto Bustamante Lourenço, sob orientação da Profa. Beatriz Ribeiro Soares, recebeu o Prêmio Anpege 2003, Melhor Dissertação de Mestrado em Geografia Humana.
LOURENÇO, L. A. B. A Oeste das Minas: índios, escravos e homens livres numa fronteira oitocentista. Dissertação (Mestrado em Geografia) PPGEO-UFU: Uberlândia, 2002.
Dois anos depois, novamente a Anpege reconheceria a excelência da produção do PPGEO-UFU, destinando em 2005 o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado em Geografia Humana ao trabalho de Emerson Ferreira Guerra, orientado pela Profa. Vânia Vlach.
GUERRA, Emerson Ferreira. Organização Política e Segurança Alimentar na Sociedade Krahô. Dissertação (Mestrado em Geografia), PPGEO-UFU: Uberlândia, 2004.
No ano 2015, a dissertação de Mestrado de Natália Lorena Campos, realizada sob orientação do prof. João Cleps Jr. recebeu Menção Honrosa do Prêmio Maurício de Almeida Abreu (Geografia Humana) – Anpege.
CAMPOS, Natália Lorena. Redes do agronegócio canavieiro: a territorialização do grupo Tércio Wanderley no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba-MG. 2014. 209 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) PPGEO-UFU, Uberlândia, 2014. https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.333
Em 2019, o Programa é reconhecido pela elaboração da melhor tese em Geografia Física do Brasil – Prêmio Aziz Nacib Ab’Saber – Anpege, com o trabalho defendido por Thallita Isabela Silva Martins Nazar, sob a orientação do Prof. Silvio Carlos Rodrigues.
NAZAR, T. I. S. M. O Chapadão do Diamante na Serra da Canastra/MG, Brasil: caracterização geomorfológica e análise integrada do meio físico a partir de dados multifontes. 2018. 270 f. Tese (Doutorado em Geografia) PPGEO/UFU, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.608
A tese de doutorado defendida por Laís Ribeiro Silva, realizada sob orientação do Prof. Mirlei Fachini Vicente Pereira, foi premiada na UFU – Prêmio UFU 2023 Melhor Tese das Áreas de Ciência Humanas, Letras e Artes e também nacionalmente – Prêmio Capes de Teses 2023, Melhor Tese de Doutorado, Área de Geografia.
SILVA, L. R. Agronegócio globalizado e uso do território no contexto de financeirização: o Grupo Cosan e o setor sucroenergético brasileiro. 2022. 252 f. Tese (Doutorado em Geografia) – PPGEO-UFU, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5313
O doutorado de Jefferson Gomes Confessor, orientado pelo Prof. Silvio Carlos Rodrigues, recebeu o Prêmio UFU 2024 Melhor Tese das Áreas de Ciência Humanas, Letras e Artes.
CONFESSOR, Jefferson Gomes. Dinâmica hidrogeomorfológica de vertentes do Chapadão do Diamante - Serra da Canastra – MG. 2023. 231 f. Tese (Doutorado em Geografia) – PPGEO-UFU, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.70
- Formar recursos humanos qualificados para atuar em instituições de ensino, pesquisa e extensão, tanto públicas quanto privadas.
- Realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e social.
- Promover o avanço da ciência geográfica e a difusão de conhecimentos gerados no âmbito de sua área de concentração.
- Articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na graduação e na pós-graduação, promovendo uma integração efetiva entre os níveis de formação.
Promover a formação de recursos humanos altamente qualificados em geografia, integrando ensino, pesquisa e extensão para contribuir com o avanço científico, tecnológico e social. O Programa busca desenvolver conhecimento teórico e prático enquanto soluções para os desafios socioambientais e territoriais, bem como, difundir o conhecimento geográfico e fortalecer sua aplicação em prol do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida da sociedade.
São metas do PPGGEO:
- Qualificação de Recursos Humanos: Expandir a formação de mestres e doutores em geografia, garantindo uma base sólida de competências acadêmicas, pedagógicas e científicas, com impacto direto no avanço da ciência e no desenvolvimento sustentável do Brasil.
- Inovação Curricular: Implementar disciplinas que contemplem temas emergentes como mudanças climáticas, tecnologias de geoinformação, gestão territorial e políticas públicas, promovendo uma formação alinhada às demandas contemporâneas.
- Aprimoramento do Estágio Docência: Fortalecer o estágio docência para discentes, integrando supervisão pedagógica qualificada e maior articulação com as disciplinas de graduação, ampliando a preparação para o ensino superior.
- Parcerias Estratégicas: Ampliar a colaboração com agências de fomento, setor privado e órgãos públicos para integrar discentes em projetos de relevância social e científica, estimulando a interdisciplinaridade e soluções práticas.
- Internacionalização do Programa: Promover a inserção de discentes e docentes em redes globais de pesquisa, intercâmbios acadêmicos e eventos internacionais, buscando financiamento para mobilidade e consolidação de parcerias internacionais.
- Fomento à Produção Científica: Estimular a produção acadêmica de alta qualidade com suporte técnico à redação de artigos científicos, submissão a periódicos de impacto e divulgação de resultados em eventos nacionais e internacionais.
- Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão: Consolidar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão para conectar o conhecimento produzido às demandas sociais, ampliando o impacto do programa no desenvolvimento sustentável.
- Fortalecimento da Identidade Acadêmica: Promover a excelência do PPGEO como núcleo de referência nacional, destacando-se na inovação científica, formação pedagógica e contribuição para a ciência geográfica sustentada em conhecimentos teóricos e práticos.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conta com uma infraestrutura abrangente, vinculada ao Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva (IGESC), no Campus Santa Mônica. A estrutura inclui diversos laboratórios, como o de Cartografia e Sensoriamento Remoto, Climatologia e Recursos Hídricos, Ensino de Geografia, Ensino de Geoinformação, Geografia Agrária, Geografia Cultural e Turismo, Geografia Médica e Vigilância em Saúde, Geomorfologia e Erosão dos Solos, Geoprocessamento, Macroecologia e Saúde Ambiental, Pedologia e Estudos da Paisagem, Planejamento e Educação Ambiental, Planejamento Urbano e Regional, Trânsito e Transporte, além do Núcleo de Pesquisa em Geografia e Memória. Esses espaços permitem o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, abrangendo temas fundamentais à geografia.
O programa dispõe de corpo técnico formado por profissionais com ampla qualificação, incluindo mestres e doutores, o que garante suporte especializado às atividades acadêmicas e científicas. Além disso, há espaços dedicados à pesquisa e permanência dos discentes, que contam com recursos tecnológicos para suas atividades, promovendo um ambiente favorável ao estudo e à produção científica.
A infraestrutura também inclui salas específicas para reuniões e apresentações, fundamentais para bancas, seminários e eventos internos, além de áreas destinadas ao planejamento e à execução de projetos de pesquisa. O Museu de Minerais e Rochas e a Estação Climatológica complementam o suporte técnico e científico, contribuindo para o ensino e a pesquisa em geografia. Essa estrutura integrada assegura condições adequadas para a realização de estudos avançados, incentivando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e atendendo às demandas acadêmicas e sociais do programa.