Acontece

Artigo publicado na revista Nature

Docente do PPGEO publica artigo na prestigiada revista Nature
por João Vítor Meza Bravo
Publicado: 03/07/2024 - 17:03
Última modificação: 07/08/2024 - 08:54

Vinicius L. Dantas, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), publicou um artigo na revista Nature Communications. Intitulado "The legacy of the extinct Neotropical megafauna on plants and biomes", o estudo examina como a presença e distribuição da megafauna neotropical (mamíferos herbívoros com mais que 50 kg), extinta há mais de 10 mil anos, influenciou a evolução de plantas e biomas nas Américas Central e do Sul. Além disso, a pesquisa sugere que a extinção desses grandes herbívoros, como mastodontes e preguiças-gigantes, mudou significativamente a composição e estrutura da vegetação atual.

 

Prof. Dr. Vinicius de Lima Dantas

Utilizando dados paleontológicos, ecológicos e modelos computacionais, a equipe de Dantas descobriu que a perda desses animais levou a expansão das florestas sobre áreas de vegetação savânica, processo que levou a formação de vários biomas florestais presentes na América do Sul, como a Mata Atlântica, a Caatinga e a Amazônia. Sem esses herbívoros, que desempenhavam papéis cruciais na manutenção da vegetação savânica (vegetação semelhante à do cerrado), as paisagens naturais passaram por transformações profundas. Esses insights são essenciais para entender como eventos de extinção podem ter efeitos duradouros sobre os ecossistemas, impactando sua funcionalidade e resiliência frente às mudanças ambientais atuais.

Em declaração sobre a importância do estudo, o professor Vinicius L. Dantas afirmou: "nosso estudo sugere que o continente sul-americano, que é atualmente dominado por florestas tropicais, já foi um continente predominante savânico, como a África, graças à presença de grande herbívoros, agora extintos". A publicação do artigo na Nature Communications reforça a relevância da conservação dos processos ecológicos históricos e sua aplicação na gestão e preservação dos ecossistemas contemporâneos. Para mais detalhes, leia o artigo completo aqui:

https://www.nature.com/articles/s41467-021-27749-9

 

Ilustração para divulgação do artigo. Por Júlia d'Oliveira