Aspectos da política educacional e curricular brasileira e processos de regulação do conhecimento geográfico escolar (DIRPE/PSFE 039/2024)

por João Vítor Meza Bravo
Publicado: 01/07/2024 - 19:26
Última modificação: 01/07/2024 - 20:19

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta investigar aspectos do processo de elaboração e impactos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), com ênfase no Componente Curricular Geografia previsto para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo que se caracteriza como de caráter descritivo e qualitativo, com base na pesquisa documental, de mídia e bibliográfica. Objetiva-se conhecer os contextos de influência e da produção do texto do referido documento curricular, como por exemplo de movimentos representantes de setores econômicos do país nas políticas educacionais e curriculares para a educação básica. A pesquisa também pretende levantar elementos do contexto da prática profissional, apontando impactos da implementação do que representa o componente curricular de Geografia, buscando analisar, sobretudo, a ideia de “extensão” como um dos “princípios do raciocínio geográfico” que ancora a perspectiva geográfica adotada pela BNCC, visando, portanto, entender as relações internas desse componente no currículo. Os principais resultados almejados são a elaboração de um conhecimento sistematizado do documento curricular, apresentação de elementos constituintes de seu processo de elaboração e de discursos de atores que buscam influenciar as políticas educacionais no país, e análise de aspectos conceituais e didáticos presentes no componente curricular de Geografia da BNCC e uma reflexão acerca de políticas educacionais e práticas profissionais que decorrem desse processo.

Vigência: 2024 a 2028

Financiadores: